27, 28 dez | 19h
Esplanada dos Ministérios
Cantus Firmus
O Cantus Firmus é um coral independente criado em Brasília, em 1992, pela maestrina Isabela Sekeff e figura como um dos melhores corais da capital do Brasil. O grupo tem hoje cerca de 45 integrantes e conta com o apoio da professora de técnica vocal Ariadna Moreira e do pianista Thales Souza Silva. O repertório do coro é eclético e variado, vai desde canções folclóricas brasileiras e latinas à música sacra e erudita, passando pelo gospel, o jazz, a música de câmara e com especial ênfase na música brasileira. No ranking da agência alemã de corais Interkultur, está classificado em 328° lugar entre mais de 8000 coros do mundo todo. http://www.interkultur.com/world-rankings/
Em novembro de 2016, participou do X Festival Mundial Buenos Aires Coral, em uma edição comemorativa que celebra os 10 anos deste festival.
Em 2015, o Coral Cantus Firmus fez uma turnê no leste europeu, onde foi recebido pelas embaixadas do Brasil em Budapeste (Hungria), Bratislava (Eslováquia), Viena (Áustria) e Praga (República Tcheca) com grande sucesso. E também participou do II European Choir Games e do Grand Prix of Nations, em Magdeburg na Alemanha, onde ganhou medalha de ouro na categoria coro misto e medalha de prata na categoria coro folclórico, competindo com cerca de 90 corais.
No ano de 2013, foi um dos contemplados no concurso de Montagem de Espetáculos promovido pela Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal para a montagem do Show Cantus Firmus Canta Beatles. O espetáculo ficou em cartaz em setembro e dezembro de 2013 e fevereiro de 2014, e foi assistido por mais de 3000 pessoas. O Coral Cantus Firmus também tem participado de Encontros e Festivais de Coros como grupo convidado. Em 2013, foi coro destaque do I Festival Coral Trujillo Canta America, no Perú.
Em 2012, ao completar vinte anos de uma trilha de sucesso e reconhecimento, o grupo participou do Festival Corale "Verona Garde Estate", na Itália e do V Festival Mundial Buenos Aires Coral, Argentina, como coro convidado.
O ano de 2010 foi marcado por momentos muito importantes na história do coro. Em junho o grupo gravou seu 3º CD, e em novembro, ao participar do 1st The American International Choral Festival, em St. Louis – USA, trouxe para casa duas medalhas de ouro nas categorias Folclore e Coro de Câmara e recebeu o título de Category Winner, por ter obtido a nota mais alta de todos os coros do festival, nestas duas categorias.
O Coral Cantus Firmus participou também de festivais na Espanha, XXVI Festival Internacional de Alava e Burgos – Espanha (2007), sendo considerado o melhor coro desta edição do Festival; no Equador, Festival Internacional de Coros De Guayaquil (2006), e no Canadá, Festival 500 Sharing the voices (1997 e 1999), no qual foi selecionado como único representante do Brasil. O Festival 500 foi inicialmente organizado para comemorar os 500 anos de descoberta do Canadá pelos ingleses e contou com a participação de corais de todo o mundo e com a presença da Rainha Elizabeth. Neste mesmo festival o Cantus Firmus teve oportunidade de participar de uma master class com o grupo vocal inglês The King's Singers.
Paralelo à sua carreira internacional, o Coral Cantus Firmus participa de eventos no Brasil desde sua formação, como os Encontros de Coros em Cabo Frio, Ouro Preto, Rio de Janeiro, Maceió, Recife, Goiás Velho, Goiânia entre outras cidades.
O grupo também se preocupa em executar obras sinfônicas; dentre elas já promoveu grandes montagens como: Carmina Burana, Carl Orff (2007- Sala Villa Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília DF, e Teatro Municipal do Rio de Janeiro), Gloria, John Rutter, (2010 – Missouri, EUA) Messias de Handel (2011, Brasília, DF) e Requiem de Mozart (2012, Brasília, DF).
Público:Infantil